Ação de controlo da espécie exótica invasora cana-vieira (Arundo donax)

Nos próximos dias o IFCN, IP-RAM (beneficiário associado do projeto LIFE DUNAS), executa uma ação de controlo da espécie exótica invasora cana-vieira (Arundo donax), em parte da área de intervenção do projeto, por forma a diminuir a pressão que esta espécie exerce sobre a vegetação natural do cordão dunar.

O controlo mecânico agora iniciado complementa outras formas de controlo já implementadas pelo IFCN, nomeadamente a técnica de cortes sucessivos da rebentação desta espécie, o arranque manual de rizomas e o ensombramento dos rizomas utilizando tela serapilheira colocada sobre os mesmos e coberta com areia.

Esta intervenção será seguida pela recuperação do habitat natural com a plantação de espécies nativas, caraterísticas desta zona, tais como Polygonum maritimum, Euphorbia paralias, Calystegia soldanela, Phagnalon lowei, Lotus loweanus, Lotus glaucus e Crithmum maritimum.

Esta intervenção integra-se nas ações de conservação previstas no projeto: sub-ação C2.2 – Controlo de Invasoras e sub-ação C2.3 - Restauração de habitat e mitigação/prevenção da erosão pelo vento.