Equipa do IFCN faz visita de networking em Loredo

 De 10 a 14 de abril, o parceiro IFCN, IP-RAM desenvolveu a sua ação de networking junto da equipa do projeto LIFE ARCOS (LIFE13NAT/ES/000883), em Loredo, Santander, Espanha.

O projeto LIFE ARCOS desenvolveu práticas relacionadas com a geomorfologia de restauração dunar, restauração de habitat, controle de espécies com caráter invasor e propagação em viveiro de espécies dunares, nas praias arenosas no norte de Espanha, pelo que foi muito útil partilhar esta experiência que se reflete nas atividades previstas na ação C2 do projeto LIFE DUNAS.

A ação C2 de “Restauração de Habitat e Soluções Baseadas na Natureza para promover a cobertura de dunas e reduzir a erosão do vento” contempla uma série de tarefas que objetivam promover o revestimento da duna com vegetação nativa, reduzindo a ameaça de ocupação por espécies exóticas invasoras da flora, promovendo a retenção da areia aerotransportada, reduzindo a erosão ao mesmo tempo que melhora a sua estabilidade e resiliência da duna a eventos climáticos extremos.

A equipa, constituída pelo Técnicos Superiores Abel Martins, Cristina Medeiros, Ferdinando Abreu, Francisco Fernandes e Sara Freitas foi recebida pelo Diretor Geral José Ramón M. Cordero da Direção Geral da Costa e do Mar, do Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico, por José Luis Tejerina, Chefe do Serviço Costeiro Provincial de Guipúzcoa e pelo Técnico Superior Carlos Ley responsável pelo viveiro das plantas dunares de Loredo, onde são produzidas as plantas de dunas para as obras de restauração dos sistemas dunares costeiros de Espanha.