Equipa da SRA visita Lanzarote em ação de networking

 

O parceiro do projeto LIFE DUNAS, Direção regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, deslocou-se à Ilha de Lanzarote para a realização de uma visita de networking, com os técnicos do Conselho Regulador da Denominação Origem dos vinhedos da zona de La Gueria, Musdache e Tynajo.

Estas áreas encontram-se protegidas pelo Plano Especial de Paisagem Protegida, aprovado em 2013, e que compreende uma extensão de 5.200 hectares.

A realização desta visita teve como objetivo a transferência de conhecimento com outras entidades que, à semelhança da Ilha de Porto Santo, desenvolvem práticas tradicionais de cultivo de vinha. 

Observaram-se diferentes formas de cultivo da vinha em Lanzarote, destacando-se a plantação, manual, em covas que podem alcançar 3 metros de profundidade e 10 metros de diâmetro. 

Em todas as formas de cultivo, a vinha é plantada na terra fértil por baixo de uma camada, nunca inferior a 30 cm de cinzas vulcânicas, as quais lhe conferem humidade.  “A influência dos ventos alísios, constantes, provenientes de nordeste, faz com que as vinhas sejam protegidas, com pequenos muros construídos com pedras vulcânicas, sobrepostas umas sobre as outras, favorecendo o arejamento das vinhas, e reduzindo significativamente a proliferação de fungos e pragas”.