Construção dos Muros de Croché

No desenvolvimento das Ações de parceria, a Direção Regional de Agricultura e o Gabinete da Administração Pública da Ilha do Porto Santo, deu início à construção dos muros em croché na zona de intervenção do LIFE DUNAS, com o objetivo de proteger as vinhas recentemente plantadas.

É nossa pretensão, divulgar aos agricultores e restante comunidade local, uma sequência de informação e manter viva a técnica de construção manual dos muros em croché, com forte impacto na paisagem da Ilha do Porto Santo a qual encontra-se ameaçada pela escassez de mão-de-obra.

Numa primeira fase, procedeu-se à limpeza, remoção das plantas lenhosas e pedras do alinhamento dos futuros muros. Com a ajuda de uma máquina abriram-se valas em torno da área de plantação (fig. 1), e realizaram-se os seguintes passos:

- Disposição das pedras manualmente ao longo da vala, deixando espaço para se trabalhar (fig. 2).

- Assentamento das pedras da fundação ao longo de toda a vala (fig. Nº 3). As pedras para a constituição da fundação, têm de ser grandes, sólidas e planas e se possível da mesma largura, para sustentar toda a estrutura e protegê-la (fig. 4).