Método misto no controlo da Cana-Vieira

O IFCN, parceiro associado do projeto LIFE DUNAS, tem à sua responsabilidade a ação de controlo de cana-vieira (Arundo donax), espécie exótica invasora na área de intervenção do projeto.

Na execução do trabalho de controlo desta espécie invasora o IFCN tem privilegiado o controlo mecânico que visa os cortes sucessivos e a remoção dos rizomas com recurso a máquina escavadora giratória de rastos de pequeno porte (inferior a 5 toneladas) equipada com um balde adaptado.

Esta intervenção já apresenta bons resultados com uma redução de 54% da presença desta invasora e aumento de 22% na presença das espécies nativas, na área de projeto.

Para dar continuidade ao sucesso no controlo desta espécie invasora e na recuperação da vegetação nativa o IFCN irá proceder à utilização do método de controlo misto (corte da planta seguido de pincelagem, na secção de corte, com herbicida) apenas na cana-vieira que surja por rebentação nas áreas onde a vegetação nativa já se instalou.

A utilização destes métodos tem sempre de respeitar as boas práticas, estando assegurada a orientação dos trabalhos por técnicos com formação específica e aplicadores devidamente protegidos e certificados.

Aplicando este método de controlo iremos evitar a degradação da vegetação nativa em recuperação o que não aconteceria caso se mantivesse apenas o controlo mecânico com arranque dos rizomas ou corte sucessivo.

O uso ponderado deste método de controlo é considerado uma ferramenta de conservação e de proteção à biodiversidade não devendo ser confundido com a aplicação massiva e regular que por vezes acontece em espaço urbano ou áreas agrícolas.