A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, acompanhada pelo presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, Manuel Filipe, visitou os trabalhos de cultivo de plantas nativas na área de intervenção do projeto LIFE DUNAS. Estes trabalhos decorrem no âmbito da ação de restauro do habitat com o objetivo de consolidar por processos naturais o cordão dunar, reduzindo a erosão pelo vento. A restauração do habitat dunar está a ser realizada pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza


A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, acompanhada pelo presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, Manuel Filipe, visitou os trabalhos de cultivo de plantas nativas na área de intervenção do projeto LIFE DUNAS. Estes trabalhos decorrem no âmbito da ação de restauro do habitat com o objetivo de consolidar por processos naturais o cordão dunar, reduzindo a erosão pelo vento. A restauração do habitat dunar está a ser realizada pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN).

Até agora foram plantadas um total de 1500 plantas de várias espécies nativas (Polygonum maritimum, Lotus glaucus, Lotus loweanus, Euphorbia paralias, Phagnalum lowe e Chripthum maritimum), devidamente adaptadas às condições edafo-climáticas locais.

Estas plantas resultam de trabalhos anteriormente executados de recolha de sementes, para posterior sementeira e crescimento no viveiro florestais existentes na ilha do Porto Santo. Foi realizado o levantamento da cobertura ecológica na área de intervenção, bem como o levantamento cartográfico dos núcleos das espécies alvo do projeto. No local, Susana Prada mostrou-se visivelmente satisfeita com o trabalho já realizado. «É com satisfação que constato um trabalho já bem visível no terreno, resultante do projeto Life Dunas».

O Governo Regional com esta ação pretende restaurar a zona mais degradada do cordão dunar da praia do Porto Santo. Tendo em conta a elevada vulnerabilidade das regiões insulares às alterações climáticas, preocupando à Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas particularmente a ilha do Porto Santo, e considerando as necessidades de adaptação expressas na Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas da Região Autónoma da Madeira, o projeto LIFE Dunas visa uma ação concertada entre os vários parceiros com vista a um aumento da resiliência dos ecossistemas dunares e da praia do Porto Santo para fazer face à ameaça da subida do nível do mar.

O LIFE DUNAS é um projeto abrangente, de âmbito nacional, que tem como principal objetivo o restauro de uma área concreta de cordão dunar degradado, aumentando a proteção das pessoas, a integridade e valorização dos terrenos confinantes, cuja eficácia será monitorizada e avaliada, para promover a replicação das soluções encontradas noutras frentes da Praia do Porto Santo ou em outras praias de dunas da UE.

Este é um projeto que visa a aumento da resiliência dos ecossistemas dunares e da praia do Porto Santo e que é financiado a 55% pelo programa LIFE da União Europeia, sendo igualmente o primeiro LIFE CLIMA para a Região Autónoma da Madeira, tendo a duração de 5 anos (2020-2025) com um orçamento previsto a rondar os 3 milhões de euros.

in: Diário de Notícias da Madeira

10 de maio de 2022

https://www.dnoticias.pt/2022/5/10/310313-susana-prada-visita-trabalhos-de-estabilizacao-natural-das-dunas-do-porto-santo/