A secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, desloca-se amanhã ao Porto Santo para participar em duas iniciativas, A primeira, às 09h30, marcará o arranque do projeto LIFE DUNAS. A segunda, às 16h00, será uma ação de limpeza mais intensiva em pontos mais críticos de abandono de “monstros” (eletrodomésticos, colchões, móveis) e resíduos verdes.

Relativamente ao programa de trabalho do projeto LIFE DUNAS está agendada uma reunião de gestão do projeto, no sentido de programar os próximos meses de trabalho.

Adicionalmente, será realizada uma visita à área de intervenção onde cada parceiro abordará a sua tarefa dentro do projeto.

Às 09h30, o professor Cesar Andrade, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, especialista em geologia, geomorfologia, sedimentologia da faixa costeira e processos e riscos costeiros fará uma intervenção no local da restauração (Calheta).

O projeto Life Dunas foi uma candidatura realizada no âmbito da estratégia do Governo Regional para o combate às alterações climáticas, face à elevada vulnerabilidade das regiões insulares.

Este é um projeto que visa a aumento da resiliência dos ecossistemas dunares e da praia.

A intenção é assegurar, iniciando já em 2021, a reposição dum cordão dunar, num local onde este já é praticamente inexistente.

O projeto tem como principal objetivo a restauração de uma área substancial de cordão dunar degradado.

A recuperação incidirá numa área específica da praia, e será avaliada a sua eficácia, para que seja replicada noutras frentes da Praia do Porto Santo, e outras zonas da UE.

A recuperação incidirá particularmente numa área específica da praia, aumentando a sua proteção, e a integridade e valorização dos terrenos confinantes.

O acompanhamento e monitorização permanente, realizados por uma equipa de peritos, das diferentes técnicas aplicadas, avaliará a sua eficácia para a sua replicação noutras frentes costeiras da União Europeia, bem como noutras frentes de praia da ilha do Porto Santo.

Já na parte da tarde, Susana Prada participará na iniciativa da Águas e Resíduos da Madeira (ARM), com a colaboração da Câmara Municipal do Porto Santo e do gabinete da Vice-Presidência do Governo Regional e que tem como objetivo recolher eletrodomésticos, colchões, móveis e resíduos verdes, da ilha.

Para esta ação pontual estão previstas cinco viaturas e a colaboração de 10 a 13 funcionários do departamento de recolha de resíduos da ARM, mas também das restantes entidades. Os resíduos recolhidos no âmbito desta ação serão encaminhados para tratamento adequado nas estações da ARM.

 

in:Jornal da Madeira

12 de outubro de 2020